quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Especial de Halloween - Parte 1 | Patrulha Monstro

"Boy Band" do Terror
Agosto é o mês do Cachorro Louco, certo? Sim, mas outubro é o mês do cão, ou melhor, do terror. No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween para nossos "friends", seguindo carona aqui para o Brasil, onde a data é provida de filmes e contos de terror, celebrando a festa dos monstros. Bom, e falando em filmes, decidi postar um especial para a ocasião, dando um destaque para três filmes que assisti e recomendo aos que não assistiram ainda.

E para começar, meu primeiro filme a comentar é a Patrulha Monstro. Ué, mas não é Deu a Louca Nos Monstros? Sim, o filme que conhecemos, se chama assim no português, mas eu descordo das regras de dublagem brasileira, e ainda mais sou contra esse movimento do "deu a louca...", acho uma coisa ridícula, tudo para tentar chamar a nossa atenção. Pois bem, o filme é de 87, considerado um cult juvenil, após ganhar reputação. De início, o filme foi lançado direto para VHS, sem expectativas, porém, o sucesso foi tanto, que ganhou notoriedade para os cinemas, aí sim, a coisa ficou séria. Bom, a trama é sobre um grupo de garotos adoradores de uma boa história de terror, onde geralmente debatiam sobre maneiras de matar vampiros ou lobisomens. Coisas de família, Pois bem, alguns séculos atrás, um caçador de vampiros, cujo nome é Van Helsing, está prestes a matar o Drácula, e nisso algo dá errado, abrindo um vórtice, sugando todos por perto. No presente desses garotos, o Drácula aparece, reunindo sua turma de monstros, para por em prática, seus planos. Foi uma ideia interessante juntar os principais monstros da Universal para um longa que mistura terror, aventura e muito humor. Porém, não digo que seja algo original, pois já existiu um Monster Squad exibido entre 1976 e 1977 pela NBC, durante as manhãs de sábado. Não tem nenhuma relação o filme de Fred Dekker, faltando a Múmia e o Monstro do Pântano.

Elenco do filme, após 20 anos. No canto, de camisa
branca, o diretor Fred Dekker, o mesmo de Robocop 3.
O filme não foi muito bem aclamado na época, devido uma série de fatores que contribuíram para o ocorrido. O mais óbvio foi a questão do marketing, pois o público alvo não estava bem definido, causando confusão pelo fato do filme conter monstros (sério, isso?) e acabou não agradando muito as famílias que curtem filmes de aventura. Outro fato foi do uso se palavrões e uso de armas de fogo, e também de cigarros, gerando polêmica, muitos pais alegavam se tratar de um incentivo ao armamento infantil e desobediência aos pais, algo muito hipócrita dos americanos que adoram ver seus "babys" atirando por aí. Muito irônico da parte dos "amigos" yankess, já que eles se acham os "donos" da verdade e os fodas da nação. Nessas horas, eu digo: America sucks! Mas, após passar diversas vezes na TV, e com ajuda da internet, principalmente em eventos e blogues de terror, o filme começou a ganhar notoriedade, Surgiu uma legião de fãs do filme, dando ao diretor, a oportunidade de lançar em DVD duplo, uma versão Widescreen em comemoração de 20 anos do longa, contendo cenas excluídas e entrevistas.

"Os Vingadores" do Terror
Pois bem, a Patrulha Monstro foi um dos filmes mais significativos da minha infância. E olha que eu gosto de filmes de terror (só não me convide para assistir Atividade Paranormal), e apesar de não ser "aquele" filme de terror, misturando outros elementos no meio, tem uma boa história e vejo o quanto ele representa o Dia das Bruxas, melhor do que outros filmes mais atuais. E não sofro da "síndrome nostálgica", muito menos apoio só o movimento Old is Cool. Não, também aprecio o melhor do atual, mas é algo que faz muita referência a data, e portanto, merece seu valor.

Bom, por hora, é isso. então fica a dica à quem tiver interesse em assistir o filme, possa estar disponível ainda no YouTube, se não foi excluído do canal, Até amanhã (30/10), para mais uma recomendação. Obrigado.

Me fez lembrar Os Batutinhas, Conta Comigo, e Nosso Amigo Frankenstein.

Título Original: The Monster Squad
Ano: 1987 • País: EUA
Direção: Fred Dekker
Roteiro: Fred Dekker e Shane Black
Produção: Jonathan A. Zimbert, Keith Barish, Rob Cohen, Peter Hyams e Neil A Machlis
Elenco: Andre Gower, Robby Kiger, Brent Chalem, Ryan Lambert, Michael Faustino, e Stephen Macht







Nenhum comentário:

Postar um comentário