sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Especial de Halloween - Final | Os Espíritos

Que fria, hein?
Pode não estar muito frio, ou quem sabe nem esteja, até porque, as estações climáticas variam de um continente para outro. Na verdade me refiro ao frio de "banho de água fria", creio não só eu, mas vários brasileiros tiveram ao assistirem a estréia deste filme na SBT. Uma semana antes já era anunciado a chamada do filme no Tela de Sucessos, depois do Programa do Ratinho - rá, rá, rá, Ratinho(...) - Chegou a dar medo a quem assistia o comercial na TV. Minha mãe não deixou eu assistir na primeira vez. Na segunda vez, eu fui posar na casa dum amigo, e foi a mesma coisa. Pelo menos na terceira vez, eu finalmente, consegui assistir o filme e numa sexta feira. Só que não 13. Estava numa expectativa enorme pela emoção e susto que previa assistir, porém, depois de ver, me decepcionei. Naquele tempo, eu mal sabia sobre o conceito do Humor Negro, só depois saquei a ideia do filme. Algumas cenas pareciam mais comédia, quase não causou sustos depois de ver todo o filme. Antes da estréia, o SBT fez aquela propaganda como se fosse O Filme do Capeta, o terror do mais terror. Por fim, não foi tanto assim. Mesmo assim, recomendo a quem curte filmes de fantasmas.

Peter Jackson atualmente.
Fonte: Google
Os Espíritos é dirigido pelo então Peter Jackson, o mesmo pela baita trilogia Senhor dos Anéis, o fracassante King Kong, e até para quem já assistiu ou é amante de filmes Trash, ele dirigiu o filme Fome Animal. O filme é de 1996 e distribuído pela Universal Pictures. A trama conta sobre Frank Bennister (Michael J. Fox - o astro de De Volta Para o Futuro), um ex arquiteto que passou a investigar casos sobrenaturais após um acidente de carro que o favoreceu a ver e falar com espíritos. Claro, não passa de um charlatão, pois tudo era armação entre ele e seus dois assistentes fantasmas, Cyrus e Stuart. As coisas começam a ficarem estranhas quando mortes de parada cardíaca começam a acontecer com os moradores locais. As mortes são causadas por uma entidade com estilo de ceifador. Antes de morrerem, as vítimas apresentavam um número na testa, e somente Bennister podia ver. Com o decorrer da história, Frank é preso e julgado como autor da morte de sua mulher. Um detetive estranho começa a fazer jogos em sua mente, apresentando supostas provas que poderiam incriminá-lo. Quando sua amiga, e recém viúva, a Dra. Lucy, apresenta os números em sua testa, Bennister opta por congelá-lo temporariamente para deter essa entidade. Seu espírito passa a caçar o ceifador, revelando que era o espirito Johnny Bartlett, um assassino que cometeu uma chacina num hospital anos a trás. Frank também descobre que sua mulher foi morta por Johnny após o acidente de carro. Após contratempos, Johnny e sua namorada Patricia vão para o inferno, e Bennister volta a vida para um novo começo ao lado de Lucy.

A propaganda do filme na SBT terminava com esta cena.
Só faltava o logo da emissora cobrindo as facas.
Dando aquele ar: "Somente aqui, na SBT!"
Como já havia mencionado antes, o filme chega longe de um terror, ou algo pavoroso. Mesmo assim, teve bons resultados. Em 98, Peter pediu a Universal a lançar em laserdisc, uma versão especial com quatro horas e meia de documentários. Teve gente que chegou a pagar 500 dólares pelas cópias no eBay. Em 2005, foi lançado uma versão do diretor para coincidir com o lançamento de King Kong. E segundo dados do Wikipédia, o filme arrecadou cerca de 16 milhões de dólares nos EUA, sendo que seu orçamento foi de 30 milhões. É, que pena. Bom, voltando a vaca fria, é um filme bacana que recomendo a quem estiver a fim de assistir um filme não sendo maléfico assim, ainda mais se sua namorada não curte filmes pavorosos. Então pessoal, encerro este especial de Halloween, com minhas três recomendações para aproveitar a ocasião. Lembrando que não os classifiquei como sendo os melhores, os mais vencedores de Oscar, ou coisas do tipo, mas sim, por opinião própria, tirando um pouco aquele esteriótipo de que no Dia das Bruxas, ou em sextas feiras 13, deve apenas assistir filmes com auto teor de sangue, sustos, ou qualquer forma brutal de se morrer. Feliz Dia das Bruxas!


Título Original: The Frighteners
Ano: 1996 • País: EUA
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh e Peter Jackson
Produção: Peter Jackson, Jamie Selkirk, e Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Trini Alvarado, John Astin, Jeffrey Combs, Dee Wallace, Jake Busey, e Chi McBride.

Nenhum comentário:

Postar um comentário